Por mais que muitos não saibam, o acompanhamento pediátrico deve ser iniciado antes do nascimento da criança. O ideal é que a gestante faça sua primeira consulta com o pediatra no terceiro trimestre da gravidez (a partir da 32ª semana), como eu mencionei em outro artigo sobre a importância dessa consulta para a gestante. No entanto, muitas grávidas ainda têm dúvidas de como se preparar para esse momento. Dessa forma, esse texto busca esclarecer alguns pontos relevantes sobre esse contato da paciente com o médico.
A primeira consulta com o pediatra, ainda durante a gravidez, busca sanar preocupação e medos dos pais da criança a respeito dos primeiros momentos após o parto. É muito comum, principalmente em mães de primeira viagem, que essa ocasião gere apreensões e ansiedades a respeito do cuidado com o recém-nascido. Portanto, dar aos pais a confiança e reforçar as habilidades necessárias para cuidar adequadamente do bebê é uma das funções da consulta pediátrica durante a gestação.
Além disso, a consulta com o pediatra busca:
- Construir um vínculo do médico com a família;
- Programar o acompanhamento pós-natal;
- Informar sobre os cuidados essenciais com o recém-nascido;
- Prevenir intercorrências nos primeiros 1000 dias de vida da criança;
- Abrir um espaço para demandas da família.
Para se preparar da melhor forma, a paciente deve se organizar e agendar a consulta previamente. É recomendado que ela leve suas dúvidas anotadas, para não esquecer de nenhum tópico importante. Também é interessante que o pai da criança esteja presente, para que a família possa ter um contato mais próximo com o pediatra.
Durante o período de isolamento social, causado pela crise do coronavírus, alguns cuidados especiais devem ser tomados para que esse momento aconteça de forma segura. É importante que a paciente ligue para o consultório de sua pediatra com antecedência, para entender como ela está realizando o atendimento e quais medidas de proteção específicas devem ser tomadas. Todas essas medidas são essenciais para que a consulta seja um sucesso!
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…