Hoje vou falar de um assunto bastante interessante e que muitas pessoas ainda não conhecem sua importância: a consulta de pré natal com um médico pediatra. Afinal, para que serve essa consulta?
A Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam uma visita pré-natal pediátrica durante o terceiro trimestre da gravidez (a partir da 32º semana), sendo esse o primeiro passo para estabelecer o vínculo e a confiança entre pediatra e pais. Nesse momento os pais terão a chance de conhecer o pediatra do seu bebê, e responder as mais diversas dúvidas que vão surgindo enquanto esperam o parto.
Sabemos que na internet podemos encontrar muitas informações, porém, apesar de bem intencionadas, nem sempre são adequadas. O pediatra é um profissional que pode auxiliar os pais neste momento delicado.
Nesta consulta, o pediatra colhe informações sobre as condições de saúde dos pais, sobre a gestação, exames, alimentação, vacinação da mãe, dados obstétricos e quais são as expectativas do casal em relação ao tipo de parto.
O pediatra também vai aproveitar o momento para ressaltar a importância da amamentação, as características, composição e volume necessários de leite para o bebê, a apojadura, a técnica de amamentação, entre outras informações. Amamentar é natural mas não é fácil e precisa de ajuda. Receber orientações sobre a pega correta, melhor posição, e ordenha pode ser fundamental para o sucesso da amamentação, diminuindo as chances do aparecimento de situações que podem dificultar o aleitamento, como por exemplo as fissuras.
É explicado como será a rotina da maternidade logo após o parto, o que será feito nos primeiros dias, como as vacinas, teste do pezinho, da orelhinha, da linguinha, do coraçãozinho, da bolinha (nos meninos) e dos olhinhos, além de dicas sobre o banho.
Fala-se também sobre a segurança do transporte do bebê assim que sair da maternidade e em todos os momentos que irão sair de casa.
É importante que os pais saiam da consulta com o pediatra empoderados, sabendo que estão aptos a tomar decisões sobre assuntos que digam respeito a seu filho.
A orientação do pediatra ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade que esse período pode causar. Você pode levar suas dúvidas por escrito, para não esquecer nada, e anotar o que o pediatra responde!
Se você é gestante e ainda não tem pediatra, procure um antes do nascimento do seu bebê. Aproveite para escolher com calma, e lembre-se que a sua escolha será fundamental para o comecinho da vida do seu maior tesouro!
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…