Os obstáculos que as mulheres encontram ao tentar amamentar seus bebês são muitos. A boa notícia é que, na maioria das vezes, esses problemas têm solução. Muitas mães desistem de amamentar por falta de apoio e de informação. Um dos problemas que vejo com frequência é o fato de a mulher ter o bico invertido, ou plano.
O bico é invertido não impede a amamentação. Quando mama de forma correta, o bebê não pega somente o mamilo, mas sim a maior parte da aréola! Se o bebê está pegando só o mamilo, vai machucar e dificultar a pega correta e consequentemente todo o processo de amamentação. Com a pega correta, o bico vai se formando pelo fato do bebê sugar. Nos primeiros dias, pode ser mais difícil, mas com o tempo, alguns ajustes de postura, e massagens vão ajudar na tentativa de ajustar os mamilos. A recomendação atual é evitar os bicos artificiais e focar na pega e posicionamento corretos. O uso desses bicos, de silicone, é ainda controverso. Sem auxilio, informação e apoio, ele pode ter um impacto negativo na amamentação, como bloqueio de ductos, confusão de bicos, e diminuição da produção de leite.
Para que a amamentação seja mais tranquila, lembre-se:
- As dificuldades existem, mas saiba que você poderá superá-las. Busque um profissional da saúde que saiba orientá-la a respeito, alem de uma rede de apoio. Confie, e tenha paciência: aos poucos os mamilos se tornam mais adequados à amamentação.
- Para fazer com que o bebê faça a pega correta, é importante que a mama esteja macia, e o bebê com a boca bem aberta. Você pode ordenhar um pouco a mama antes, se ela estiver muito turgida.
- Tente diferentes posições para ver em qual delas você e o bebê se adaptam melhor.
- Algumas manobras que podem ajudar a formar o mamilo: tentar moldá-los com os dedos, ordenha manual ou com bombinha, ou o uso de um corretor de mamilos ou a própria concha. Esses acessórios devem ser usados com cuidado, para não machucar os mamilos.
- Ordenhe o leite enquanto o bebê não suga de forma efetiva: isso ajuda a manter a produção de leite e deixa as mamas mais macias, facilitando a pega;
Espero ter ajudado!
Se tiverem dúvidas ou dicas para enviar, por favor escrevam para: contato@dramarianamanini.com.br
Abraços,
**Dra Mariana Manini** Pediatra – CRM 91662
Compartilhe essas informações, outras pessoas também podem precisar. Você pode também acompanhar as novidades do blog pelo Facebook e Instagram @dramarianamanini (adicione como favoritos para não perder novos posts).
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…