A resposta para essa dúvida tão comum é não. Não existe leite fraco. Muitas mulheres pensam que o seu leite é fraco por causa do choro excessivo do bebê. Nem sempre esse choro é de fome, pode ser secundário a algum desconforto do bebê ou simplesmente uma forma de solicitar aconchego e proteção. As mães precisam ter informação adequada e apoio nesses momentos, já que nos primeiros meses de vida o choro da criança é sua principal forma de comunicação. 

Toda mãe produz leite adequado para seu bebê do ponto de vista imunológico e nutricional. Nele são encontrados diversos tipos de anticorpos específicos para cada criança, de acordo com as necessidades de cada bebê. O colostro, primeiro leite que vem quando começa a amamentação, é ideal para o recém-nascido. É um alimento concentrado, constituído de proteínas e nutrientes fundamentais para o início da vida. O colostro tem baixo teor de gordura, é fácil de digerir e repleto de componentes que ajudam no crescimento e desenvolvimento do bebê. Alem disso, tem papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, auxiliando na diminuição do risco de desenvolver alergias, asma e infecções intestinais.

Na grande maioria das vezes, quando há uma diminuição real da produção do leite, esta está relacionada com a técnica incorreta de amamentação ou com uso precoce de chupetas e mamadeiras. Se a criança não mama com uma técnica correta, ela pode ingerir menos leite e não esvaziar adequadamente a mama. Com isso, como a produção de leite está relacionada diretamente com a sucção, a mama passa a produzir menos leite e a criança vai fazer intervalos menores entre as mamadas. Aí surge a insegurança da mãe e a associação com leite fraco. 

Na dúvida sobre o processo de amamentação, é fundamental que a família procure o pediatra, ou ainda o banco de leite de sua cidade, para maiores esclarecimentos em relação ao assunto. Amamentar, apesar de fisiológico, é um aprendizado, tanto para a mãe quanto para o bebê. Lembre-se, você não está sozinha. Procure ajuda especializada.

Gostou do nosso tema? Compartilhe essas informações, outras pessoas também podem precisar.

Abraços,

Dra Mariana Manini – Pediatra 

CRM 91662

RQE 32926

** Você pode também acompanhar as novidades do blog pelo Facebook e Instagram: @dramarianamanini (adicione como favoritos para não perder novos posts).