O que é a campanha?
Essa é uma campanha para chamar a atenção das pessoas para o tema da saúde mental, ressaltando a importância de falarmos sobre as emoções, tanto boas como ruins. Tem como objetivo incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes.
Porque janeiro ?
Em geral, no primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, revisarem o que fizeram até aqui e programarem novos planos para o ano novo. Neste momento em especial, elas podem começar a escrever ou a reescrever as suas próprias histórias de vida.
E o que significa ter boa saúde mental?
A saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida e como lida com os seus desejos, capacidades e emoções. Ou seja, estar bem consigo mesmo, com seus familiares, colegas e amigos; entender os desafios da vida e ter resiliência para situações que não podemos controlar; saber lidar com as emoções; cuidar do corpo com atividades físicas e alimentação saudável.
Em tempos de pandemia: quais os impactos do confinamento na saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias?
No confinamento as crianças ficam isoladas e sabemos que elas se desenvolvem tendo contato com outras crianças, com seus professores e familiares. Sabemos que esse confinamento é muito ruim para as crianças do ponto de vista emocional, porém necessário.
A incerteza que estamos vivendo é assustadora, mas saber que não estamos sozinhos pode trazer conforto. Um indivíduo sozinho é mais vulnerável, mas juntos somos mais fortes.
Durante a pandemia, vimos ainda que nas famílias de pessoas acometidas pela Covid-19, o estresse psicológico do tratamento e da internação, o luto e a desorganização familiar nos casos de morte, são muito frequentes. A proibição de visitas aos parentes nos hospitais devido ao risco de contaminação, a impossibilidade de se estar ao lado do ente querido no período final e as restrições a velórios são estressores adicionais, levando a dificuldades na elaboração do luto.
Para atravessar a tempestade, é preciso ter esperança em tempos melhores. Sabemos que esta situação terá um fim. Quando esta fase acabar, poderemos gradualmente retomar nossas atividades: ir na escola, encontrar parentes e amigos, abraçar e beijar as pessoas, frequentar parques e praias, ou viajar.
O que você pode fazer?
Primeiramente é importante procurar ajuda profissional prontamente em caso de descompensação emocional. O risco de adoecer mentalmente em tempos de pandemia é maior. A busca precoce de ajuda previne o desenvolvimento de problemas mais graves, e sua perpetuação. Um profissional capacitado poderá direcionar você ou alguém que você conhece para uma melhor qualidade de vida.
Além disso, por meio de ações em sua casa, em sua igreja, em sua empresa, no trânsito, você pode mostrar que as pessoas não estão sozinhas.
Temos um grande desafio em 2021, que é a recuperação da saúde mental. Crianças, idosos, trabalhadores, todos foram acometidos. Vamos aproveitar a campanha para espalhar esperança.
E você? Como cuida de sua saúde mental?
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…