Anquiloglossia é o termo técnico para o que conhecemos como “língua presa” e acontece quando o frênulo (ou freio) da língua é mais curto que o normal ou inserido de uma forma que dificulte os movimentos da língua. 

Como algumas consequências futuras, especialmente em recém-nascidos, temos a dificuldade na higiene oral, problemas na fala, de desenvolvimento e impactos na amamentação. Além das consequências da possível interrupção prematura da amamentação para a saúde e desenvolvimento das crianças, a dor materna também é uma das queixas mais comuns. 

A amamentação ineficaz ou dolorosa deve sempre ser avaliada por uma equipe profissional experiente antes de qualquer tratamento ser ofertado. Isso pois a maioria dos obstáculos nesse período não são causados pela anquiloglossia. 

Há muitas discussões a respeito da necessidade de cirurgia nesses casos, principalmente visando melhoria no processo da amamentação. Estudos atuais sugerem que a cirurgia seja reservada para casos em que haja deficiência nutricional e as outras medidas de tratamento não foram suficientes, caracterizando o diagnóstico como anquiloglossia sintomática. Além disso, quando indicado o tratamento cirúrgico, exercícios de alongamento pós-operatórios não são recomendados. 

Outros tratamentos apoiados por alguns profissionais de saúde incluem fisioterapia e algumas terapias manuais. Esses tratamentos também não são bem estudados quando relacionado à amamentação e podem exigir altos custos para as famílias. 

O cuidado de bebês com a língua presa necessita de suporte de pediatras, fonoaudiólogos e outros especialistas em lactação. Por esse motivo é importante que haja acompanhamento de profissionais capacitados para garantir que o bebê receba o suporte necessário para um desenvolvimento adequado. 

 

Texto escrito em conjunto com Giovanna Lamussi.
Gostou do nosso tema ? Compartilhe essas informações, outras pessoas também podem precisar.

Abraços,

Dra Mariana Manini – Pediatra 
CRM 91662
RQE 32926

** Você pode também acompanhar as novidades do blog pelo Facebook e Instagram: @dramarianamanini (adicione como favoritos para não perder novos posts).

Referências: 

FRAGA, M. DO R. B. DE A. et al. Ankyloglossia and breastfeeding: what is the evidence of association between them?. Revista CEFAC, v. 22, n. 3, p. e12219, 2020. 

THOMAS, J. M. D. AAP: When breastfeeding problems arise in infant with tongue-tie, don’t jump to surgery. AAP News. 2024. 

THOMAS, J. M. D. et al. Identification and Management of Ankyloglossia and Its Effect on Breastfeeding in Infants: Clinical Report. American Academy of Pediatrics. 2024. 

Foto: gerada por IA – freepik