Uma das preocupações dos pais quando o bebê nasce é em relação às unhas. Como e quando devem ser cortadas? 

As unhas devem ser aparadas frequentemente, já que os bebês colocam bastante a mão no rosto, e acabam sofrendo alguns arranhões. Além disso, a unha grande pode conter microorganismos embaixo dela. E, ao colocá-la na boca, o bebê pode se contaminar.

Veja algumas dicas a seguir: 

  • Não há um momento exato para os pais começarem a apará-la. É preciso estar atento pois alguns bebês já nascem com a unha maior e o primeiro corte deve ser feito nos primeiros dias. Porém, outros bebês podem demorar um pouco mais esse crescimento. Assim, as unhas devem ser cortadas a partir do momento que começarem a causar arranhões.
  • Para facilitar o momento, o ideal é cortar as unhas dos bebês quando eles estiverem calmos, sem fazer movimentos bruscos: ou quando estão dormindo, ou mamando.
  • Para as unhas mais finas, em que os pais precisam apenas aparar lasquinhas que se soltaram sozinhas, os pais podem apenas usar lixas. 
  • Já para o corte das unhas em si, os pais podem escolher entre os cortadores infantis específicos ou a tesoura para bebês, com ponta arredondada.
  • Segure um dedo de cada vez, e corte não muito rente à pele. Tente cortar em linha reta, para não encravar.
  • Não puxe a petinha que sobra, pois pode machucar.
  • Se acontecer algum acidente – como a tesoura escapar da mão dos pais, ou achar que está cortando em um lugar e ir um pouco além – não precisa entrar em pânico! Acontece com muita gente. Tente apenas lavar bem com água e sabonete, e se persistir sangrando, faça uma presão com uma fraldinha ou algodão no local. Não é preciso fazer nenhum curativo no local ou passar alguma medicação. Ele tende a cicatrizar rápido.
  • Caso a região inflamada fique avermelhada e dolorida, sem melhora em 24 horas, converse com seu pediatra.

Espero que essas dicas tenham ajudado! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essas informações.

Um abraço

Dra Mariana Manini – CRM 91662