O bebê está crescendo e você vê que ele já pode fazer muitas coisas!
Com 6 meses, o bebê já senta com apoio e com 7 já é capaz de sentar sem ajuda!. Além disso, tem muitas outras habilidades, tais como:
-
- trocar objetos de uma mão para outra;
- “fala” sílabas repetidas: ba-ba-ba, da-da-da, ma-ma-ma;
- tenta manter-se em pé apoiado, por exemplo, na grade do berço.
Entre 8 e 9 meses, você vai observar:
- quando o bebê está deitado de bruços, consegue levantar a cabeça e olha ao redor. Muitos já conseguirão nessa fase se sentar quando colocado de bruços;
- uma passagem do desenvolvimento infantil que pode ser pulada é o engatinhar! Algumas crianças podem apenas rastejar ou correr sentado (de nádegas) ou andar de cócoras, ou simplesmente passar para o andar;
- podem andar para os lados, apoiados nos móveis;
- é capaz de se sentar sem cair quando está de pé;
- bate palmas e dá “tchau”;
- puxa tudo o que está por perto;
- reclama se você tenta tirar seu brinquedo;
- demonstra timidez ou ansiedade com estranhos e chora quando os pais saem de perto.
QUANDO PROCURAR AJUDA:
➡ aos 8 meses não senta sem apoio ou não balbucia;
➡ aos 9 meses não dá risada;
➡ não consegue localizar um som.
➡ não segue objetos.
➡ não tem interesse no jogo “esconde/achou”.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES:
- nunca o deixe sozinho em lugares altos;
- não deixe líquidos quentes ao alcance do bebê;
- nunca deixe sozinho perto de banheira ou espelho de água, mesmo que seja raso.
- não deixe objetos pequenos ao alcance;
- use protetor de tomada;
- faça uso correto do assento infantil nos passeios de carro.
COMO AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO:
- organize o horário de alimentação e sono;
- mostre livros de figuras e diga “veja isto”;
- coloque-o em frente ao espelho e mostre sua imagem e chame pelo nome (“está vendo a Laura?”);
- faça com ele torres ou filas de blocos grandes;
- ensine a retirar objetos das caixas e colocar de volta;
- ensine a bater palmas e bumbo;
- faça brincadeiras do tipo esconde-achou;
- converse com o bebê o máximo possível:
- chame-o pelo nome;
- conte o que está acontecendo (“descendo”, “subindo”);
- fale (e repita a palavra) o nome dos brinquedos e objetos familiares: “você quer a bola. Essa bola? Aqui está a bola”
- imite animais;
- cante;
- toque uma música suave e ritmada enquanto ele brinca.
Espero ter ajudado a entender um pouquinho mais sobre essa fase! Aproveite cada conquista de seus filhos! Muitas vezes parece que demora para chegar o momento, mas num piscar de olhos eles crescem!
Para seguir o blog assine a newsletter! Siga no instagram (@dramarianamanini, clique em “ativar notificações de publicação”).
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…