Dando início à Semana Mundial da Amamentação, falaremos sobre algumas dúvidas comuns e curiosidades a respeito do aleitamento materno! Lembrando que é muito importante o acompanhamento regular com o pediatra para que eventuais dúvidas possam ser sanadas e possíveis ajustes realizados, levando em conta as individualidades de cada caso.
- Eu preciso estabelecer um horário fixo de mamadas? – MITO! Até os 6 meses temos o que é chamamos de amamentação “sob demanda”. Portanto, você deve alimentar seu bebê sempre que ele desejar. Dessa forma, é possível garantir que o bebê receba os nutrientes suficiente, além de estimular a produção de leite. Com o tempo, a livre demanda se ajusta e começa a adquirir um ritmo mais regular, espaçando as mamadas noturnas.
- Preciso mudar minha dieta durante a amamentação? — DEPENDE! O organismo materno precisa de energia para que produza o leite. Certifique-se de receber uma quantidade adequada de calorias e tente comer de forma saudável incluindo vegetais, frutas, e grãos, limitando carnes vermelhas e processadas, gorduras, açúcar e álcool.
- Existem alimentos que devem ser evitados durante a amamentação? – VERDADE! Alguns tipos de peixes contêm muito mercúrio (tubarão, peixe espada, atum fresco, cavala) e pode causar problemas no sistema nervoso do bebê, devendo ser evitados. Os tipos de frutos do mar seguros nesse período incluem camarão, atum light enlatado, salmão, badejo e bagres.
- Posso ingerir bebias alcóolicas normalmente? – MITO! Se houver ingestão de alguma bebida alcoólica ocasionalmente, deve conter a mesma quantidade de álcool encontrada em uma única taça de vinho. Ainda, é necessário aguardar um período de duas horas após a ingestão do álcool antes de amamentar.
- Não posso fumar enquanto estiver amamentando? – VERDADE! Em famílias onde os pais ou cuidadores fumam, os bebês apresentam maior risco de desenvolver problemas respiratórios, infecções de ouvido e até mesmo Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Ainda, a nicotina pode passar para o leite materno, além de prejudicar a produção de leite.
- É normal a cor do leite materno mudar? – VERDADE! No início da mamada, o leite tem um aspecto transparente, estando rico em água e anticorpos. Com o decorrer, ele se torna esbranquiçado e ao final da mamada adquire um tom amarelado devido a maior quantidade de gordura. Além disso, a cor do leite materno pode variar de acordo com a alimentação da mãe e o uso de alguns medicamentos.
- Preciso oferecer água para meu bebê? – MITO! O leite materno é um alimento completo e possui água suficiente para a necessidade dos bebês menores de 6 meses que se encontram em aleitamento materno exclusivo.
- Amamentar previne a mulher contra o câncer de mama? – VERDADE! De acordo com as pesquisas, as mulheres que amamentam possuem um risco de desenvolver câncer de mama é 22% menor comparado com o das mulheres que nunca amamentaram, bem como maiores chances de sucesso em possíveis tratamentos.
Texto escrito em conjunto com Giovanna Lamussi.
Gostou do nosso tema ? Compartilhe essas informações, outras pessoas também podem precisar.
Abraços,
Dra Mariana Manini – Pediatra
CRM 91662
RQE 32926
** Você pode também acompanhar as novidades do blog pelo Facebook e Instagram: @dramarianamanini (adicione como favoritos para não perder novos posts).
Referências:
KELLAMS A, et al. Patient education: Breastfeeding guide (Beyond the Basics). UpToDate. 2024.
SBP. Pediatria para Famílias. Aleitamento materno. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/aleitamento-materno/
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…