Todos os anos, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) coordena a Semana Mundial da Amamentação, que acontece na primeira semana de agosto. Vamos aproveitar para abordar alguns assuntos relacionados ao tema?
Uma dúvida que muitas mães possuem envolve a amamentação e a volta ao trabalho e à escola. É possível conciliar? Como fazer a ordenha e manter o aleitamento?
Antes de tudo, é fundamental a família ter em mente que a prática do aleitamento materno é muito importante para a saúde da criança, sendo recomentada de forma exclusiva até os seis meses e continuada até pelo menos os dois anos.
Para garantir que isso aconteça mesmo sem a presença da mãe nesses momentos, um caminho é iniciar o estoque de leite materno 15 dias antes. A ordenha pode ser realizada de forma manual, sendo esta a melhor forma, ou com a bombinha apropriada e esterilizada. A quantidade de leite obtida, por sua vez, aumenta com a prática.
A retirada adequada do leite necessita que o recipiente onde será armazenado seja preparado da forma correta. Realizada a higiene pessoal antes de iniciar o procedimento, coloque um frasco de vidro com a tampa de plástico em uma panela, cubra-os com água e deixe-os ferver por 15 minutos. Após, escorra sobre um pano limpo até secar e feche o frasco sem encostar na parte interna da tampa.
Durante a realização da ordenha, massageie as mamas em movimentos circulares com a ponta dos dedos. Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo da aréola. Em seguida, firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo e aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Por fim, despreze os primeiros jatos e colha o leite, colocando o frasco abaixo da aréola. Após, feche-o bem, anote a data e a hora da coleta e armazene-o imediatamente no congelador.
O leite humano congelado pode ser estocado por no máximo 15 dias em uma temperatura máxima de -3°C. Já o leite humano refrigerado ou após ser descongelado, se guardado em temperatura máxima de 5°C, pode ser armazenado por até 12 horas.
Para descongelar o leite, aqueça-o em banho-maria com água potável, sem ferver (a água deve estar em torno de 40°C ao desligar o fogo). Após, deixe o frasco na água aquecida até descongelar completamente o leite. Então, ofertar em até 1 hora.
Ainda, ao retornar ao trabalho, caso o local disponha de uma sala de apoio à amamentação, onde a ordenha poderá ser executada com os cuidados necessários, a mãe poderá armazenar o leite no congelador para depois oferecer ao bebê.
Referências:
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/o-aleitamento-materno-e-a-volta-ao-trabalho-e-a-escola/
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/como-colher-e-estocar-o-leite-materno/
https://www.fsp.usp.br/crnutri/wp-content/uploads/2015/08/Ordenha-armazenamento-e-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-leite-materno.pdf
Texto escrito em conjunto com Giovanna Lamussi.
Gostou do nosso tema ? Compartilhe essas informações, outras pessoas também podem precisar.
Abraços,
Dra Mariana Manini – Pediatra
CRM 91662
RQE 32926
** Você pode também acompanhar as novidades do blog pelo Facebook e Instagram: @dramarianamanini (adicione como favoritos para não perder novos posts).
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…