Sabemos que para a criança ter um bom desenvolvimento é fundamental que haja uma rotina e alguns cuidados básicos: sono, alimentação e atividade física. Sem um sono adequado é difícil manter uma boa alimentação e atividade física.
Pra que serve o sono?
- Absorver as emoções/impressões experimentadas durante o dia;
- Recuperar das atividades físicas;
- Ganhar nova energia.
Além disso, o sono é essencial para aprendizado, memória, desempenho escolar e bem-estar geral. O sono está diretamente relacionado ao nosso ciclo circadiano. Temos um relógio biológico, que precisa ser obedecido para ter uma boa qualidade de vida.
A rotina do sono:
- Leve a criança acordada para a cama, já com sono, dizendo “é hora de ir para cama”.
- Ambiente deve estar tranquilo uma hora antes do horário de dormir. Estabelecer um ritual: o ideal são de quatro a sete atividades calmas (ex.: acompanhar ao banheiro, escovar os dentes, colocar pijama…), sempre na mesma sequência. Em média, a duração total deve ser de, no máximo, 20 minutos. Após as atividades, faça um elogio.
- A criança deve dormir no quarto dela, onde ela reconhece que lá é o lugar de dormir. Evite ter aparelhos de TV ou videogames no quarto. Telas de computador, celular ou tablet devem ser desligadas 2 horas antes de começar a rotina.
- Evite alimentos estimulantes: chá preto, chá mate, chocolate, café, coca-cola.
- Evite atividades estimulantes e contar histórias de monstros, de medo…
- Não alimente durante a noite. Diminuir as mamadas noturnas aos poucos a partir de 6 meses de idade. Se o bebê quer mamar a noite toda, determine só 1 mamada no meio da noite: nas outras vezes, o pai pode ir atender. Depois, procure atrasar essa mamada em 15 minutos cada noite.
- Não leve a criança para a cama dos pais – se acordado, fique junto, reforce que está tudo bem, e avise que quando ela dormir você voltará para seu quarto.
- Deixe claro para a criança que está tudo bem e que ela vai dormir até amanhecer. Quando a criança acordar de manhã, agrade-a!
- A criança pode levar para a cama um brinquedo predileto: um bichinho de pano, um travesseirinho.
- Deixe uma luz fraca acesa
- Não use cortinas “blackout”. É preciso perceber a luz do dia, e assim ter um despertar natural por volta das 6 – 7 horas da manhã.
À primeira vista, parece duro e cansativo para os pais, e é mesmo! Mas tenho certeza que serão recompensados no futuro. O resultado não é imediato, as primeiras noites são mais difíceis. Contudo, se vocês se mantiverem firmes e solidários, a melhora é mais rápida do que imaginam.
Posts Relacionados
Pneumonia Atípica: o que os pais precisam saber
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar que, como o próprio nome sugere,…
SINAIS DE QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA O DESMAME
O desmame muitas vezes ocorre de forma natural após os dois anos de idade,…
Síndrome de Osgood-Schlatter: O que é e como afeta seu filho
A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no ponto em que o…