Você já deve ter visto na mídia que o uso de máscara ajuda a diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus. Toda a população, e não somente os profissionais da saúde, devem usar máscaras sempre que forem sair de casa, incluindo as crianças. Nos próximos posts vou falar um pouco sobre as recomendações para cada faixa etária! 

Começo com os bebês menores de 2 anos: eles não devem usar máscaras! Essa é a recomendação da Academia Americana de Pediatria, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Sociedade Brasileira de Pediatria, pelo risco de sufocação.

Os bebês dessa idade levam tudo à boca, engatinham, estão sempre em contato com o chão, e a compreensão de regras está na sua fase inicial. Dependem completamente dos adultos para os cuidados diários. Não são capazes ainda de entender que não podem tirar nem colocar as mãos na máscara. Farão isso, o que torna o uso deste acessório mais perigoso que benéfico;

A máscara, para ser eficaz, precisa estar bem justa no rosto, o que dificulta a entrada de ar. As crianças menores de 2 anos possuem vias respiratórias mais estreitas dificultando ainda mais a respiração com a máscara. Isso pode piorar quando há obstrução nasal por secreção. Além disso, a  própria imaturidade da idade pode atrapalhar a retirada se o bebê sentir necessidade de respirar melhor!

Caso a mãe esteja amamentando, a recomendação é que ela use máscara apenas se estiver com quadro de infecção ativa pelo coronavírus. Isso também vale para os pais, caso precisem alimentar o bebê. 

Na necessidade de sair de casa com o bebê, os pais devem usar máscaras e evitar tocar no rosto dos bebês enquanto estiverem fora de casa.

Vale lembrar que a maior proteção para os pequenos neste momento é ficar em casa o máximo possível. Além disso, a higiene constante das mãos e objetos é um cuidado essencial para a prevenção do novo coronavírus.

Nos próximos posts, vamos saber mais sobre uso de máscara em crianças! Não perca! Assine a newsletter e recebe todo conteúdo!

Beijos!!